terça-feira, 14 de abril de 2009

… não se anda de metro

Antes das viagens no meu bus andava de metro. O metro é pontual. O autocarro nem sempre. Há um metro a cada 5 minutos. De vez em quando falha um autocarro e os 10 minutos de espera convertem-se em 20. O metro é espaçoso. No autocarro não se conseguem evitar os choques com outros passageiros quando se passa no corredor. No metro não há trânsito. No bus sim. O metro tem 80 lugares sentados (ou 160 no caso das carruagens duplas). O autocarro fica-se pelos 34. No metro há carruagens que têm televisão. No autocarro, quando muito, há motoristas que levam um rádio portátil. O metro move-se a electricidade. O autocarro a gasóleo ou a gás natural. No metro não é preciso avisar que se quer sair. No autocarro tem de se estar atento. Passe mensal para o metro = €23,45. Passe mensal para o autocarro = €23,45. Para mim, o metro implica uma viagem de carro até à paragem. O autocarro não. Carro + metro = 30 minutos. Caminhada + autocarro = 30 minutos. No carro apanha-se trânsito e fica-se mal disposto. Andar a pé quase sempre é agradável. E é por isso que a minha dimensão preferida não é o metro. É o bus.

2 comentários:

  1. Nunca andei de metro no Porto (vergonha!!!), mas andei muito de bus. Não no teu bus, mas na carreira do 82, até ha quase 5 anos aträs, altura em que os autocarros ainda tinham 2 nümeros e não 3. Quando ia de minha casa à Maia, para treinar, chegava a demorar uma hora e meia para la chegar! Ufa! Mas gostava. Gostava das sonecas que tirava "no meu bus", das conversas que ouvia, e do virar das estações do ano. Foi no autocarro que li "Os Maias", e era no autocarro que, na altura da faculdade, "stressava" com uma outra colega que entrava na paragem imediatamente a seguir à minha, nos minutos que antecediam os exames.
    Quanto a metro, tenho a experiência do de Lisboa, Londres, Estrasburgo e Paris... muito Paris... Ë, sem duvida, muito, mas muito mais impessoal!

    Fica bem!

    ResponderEliminar
  2. Uma hora e meia de bus deve ter dado para muitas historietas!
    Quanto ao metro, concordo que é mais impessoal, mas isso não tira de juntares o do Porto a essa lista tão internacional. É que o nosso tem a vantagem de se poder ver a paisagem na maior parte dos trajectos.

    ResponderEliminar